Os eventos de Networking têm como objectivo promover o relacionamento entre profissionais de diferentes áreas. No meio de tanta gente, por vezes pode ser difícil ter conversas interessantes com pessoas desconhecidas.

No entanto, o objectivo é que esses desconhecidos se tornem em contactos importantes, amigos ou clientes. Dado o ritmo acelerado destes eventos é essencial que consiga estabelecer uma relação em poucos minutos. Dê o primeiro passo e aproxime-se dos outros profissionais e encoraje uma conversa.

Para tal, utilize uma das seguintes frases, sugeridas pelo The Ladders, e que são óptimas para quebrar o gelo:

“Devo admitir que estou um pouco nervoso por estar aqui”

Acredite que não é o único que se sente um pouco nervoso e intimidado por estar sozinho num evento. Ao ser o primeiro a admitir este sentimento, as outras pessoas terão mais facilidade em se relacionar consigo e a desabafar sobre a mesma situação.

“Como é que teve conhecimento deste evento?”

É uma boa forma de dar início a uma conversa. Não só mostra interesse pela outra pessoa como podem também debater fontes de informação e quais os melhores locais para ter conhecimento sobre eventos semelhantes.

Tente também perceber por que motivo frequentam eventos de networking: estão a tentar conhecer novas pessoas ou a tentar vender algo, por exemplo?

“De onde é?”

Se forem da mesma região terão mais facilidade em encontrar tema de conversa. Caso a outra pessoa seja de uma zona diferente, dê-lhe as boas vindas e pergunte se já conhece determinados locais.

“Como teve a ideia para o seu negócio”

Apesar de parecer que é uma questão mais profissional, muito provavelmente a resposta será pessoal. Faça questões relacionadas com o processo criativo do empreendedorismo. Não só demonstra interesse como pode recolher informação muito útil.

“Que tipo de coisas estranhas ou engraçadas acontecem no seu sector?”

Todos se sentem ligeiramente nervosos nos eventos de networking e uma gargalhada pode ser a melhor forma de quebrar o gelo. Encoraje momentos divertidos junto dos outros profissionais e traga situações de humor para as conversas.

“Qual a parte mais difícil do teu trabalho?”

A maioria das pessoas sente-se bem a desabafar. Ao fazer esta pergunta está a dar oportunidade à outra pessoa de aprofundar a conversa, o que lhe dá a si uma hipótese de ajudar a resolver a situação.

“Tenho dificuldades em … ! Conhece alguém que possa ajudar?”

Permita que sejam úteis. Ao pedir ajuda, os outros profissionais sentem-se mais confortáveis para falar dos serviços ou produtos que fornecem.

“Qual é a melhor parte do seu trabalho?”

Focar-se nas coisas positivas irá facilitar o curso da conversa, que será com certeza mais agradável.

Por norma, o trabalho é algo stressante. Por isso, desafie o seu colega a gabar-se de algo bom que esteja a acontecer e partilhe também as suas aventuras.

“Que tipo de pessoas pretende conhecer aqui?”

Clientes? Amigos? Ninguém em particular? Desta forma, consegue mais facilmente identificar se a pessoa com quem está a falar partilha dos mesmos interesses.

Caso não tenham os mesmos objectivos, pode ser uma boa forma de apresentar outras pessoas do evento.

“Deixe-me apresentá-lo a… “

Ajude outras pessoas do evento a relacionarem-se. Quando começa a apresentar outros profissionais, também começa a ser visto como alguém com valor.

“Que interessante! Fale-me mais sobre isso”

As pessoas, em geral, adoram falar sobre si próprias. Ao demonstrar um interesse autêntico mais facilmente se relacionará com a outra pessoa.

No entanto, só deve fazer esta questão se genuinamente tiver interesse no assunto – e lembre-se: faça contacto visual e sorria enquanto acena com a cabeça.